OBJETIVO:
• Viabilizar a comunicação e a inclusão social no espaço educacional e social do espaço acadêmico, através do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.
Ministrante: Cristiane Farias (Professora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais)
Carga horária: 60 horas
Número de Vagas: Livre
Local: Sede do Instituto IDEIAS do BRASIL - Rua Olegário Memória, 1275, Sapiranga, Fortaleza/CE.
Público Alvo: Qualquer interessado
Ementa:
• Conteúdos básicos de libras; expressão corporal e facial; alfabeto manual; gramática de libras; sinais de nomes próprios; soletração de nomes; localização de nomes; percepção visual; profissões; funções e cargos; ambiente de trabalho; meios de comunicação; família; árvore genealógica; vestuário; alimentação; objetos; valores monetários; compras; vendas; medidas, meios de transporte, estados do Brasil e suas culturas; diálogos.
Plano de aula
1. Introdução - Apresentar a equipe técnica, o Conteúdo Programático, a
Metodologia, Material Didático e os Critérios de Avaliação. Explicar dados relevantes a respeito do estudo de Libras.
2. Apresentação - Apresentar e ser apresentado por uma pessoa surda, utilizando-se da datilologia (alfabeto manual) e do sinal de identificação.
3. Identificação - Pessoal Estimular o uso da datilologia para transmitir informações
pessoais específicas como nome, idade, telefone e endereço.
4. Saudações e Expressões - Exemplificar e incorporar ao diálogo de apresentação, o uso de saudações e expressões idiomáticas.
5. Expressão Facial e Corporal - Salientar a necessidade da utilização simultânea de expressão na execução do sinal como um marcador de sentido.
6. Revisão e Avaliação - Revisar os temas e vocabulários apresentados e avaliar o nível de aprendizado dos alunos.
7. Família - Identificar grau de parentesco na Libras incorporando os sinais em diálogos de identificação e apresentação pessoal.
8. Casa - Identificar os diferentes tipos de habilitações e suas respectivas divisões. Iniciar a prática com classificadores de formas para Nomeação e descrição de objetos.
9. Escola - Iniciar a prática com classificadores de formas para nomeação e descrição de objetos. Sinalizar e dramatizar diálogos do ambiente escolar: professor/aluno, aluno/diretor e outros.
10. Números e Sinais Matemáticos - Incorporar números e expressões numéricas em diferentes situações de comunicação, bem como dicas para o ensino de matemática para surdo.
11. Profissões, Locais Públicos e Privados, Sinais de Direção - Incorporar as profissões na identificação pessoal. Sinalizar locais públicos e privados concomitante a explicação de sua localização espacial.
12. Animais, Cores e Esportes - Ampliar o vocabulário incorporando-os na conversação.
13. Alimentos e Bebidas - Ampliar o vocabulário incorporando-os na conversação.
14. Mídia, Tecnologia e Comunicação, Meios de Transporte - Ampliar o vocabulário incorporando-os na conversação. Uso de sinais relacionados a mídia, tecnologia, comunicação e sistemas de informação (ex. Internet).
15. Cultura surda e Identidade - Conhecer o mundo dos surdos.
16. História da comunidade surda - Vivenciar as experiências de vida da pessoa surda.
17. Avaliação Final - Sinalizada e Escrita - Avaliar o nível de aprendizado e de aquisição de Libras pelos alunos.
18. Encerramento - Apresentar os resultados finais. Confraternização com surdos.
CUSTOS
1. Valores da hora aula do professor: R$ 17,00 h/a (valor promocional p/ o IDEIAS, valor normal 25,00 h/a).
2. Apostila: R$ 15,00 aproximados. (o uso de apostilas não é pré-requisito básico para o curso e o valor exato da mesma tem que ser consultado ainda).
|