1 - Justificativa
Pesquisa de Mercado é uma atividade essencialmente ética e exige rigor em todos os processos e procedimentos. Qualquer profissional deve estar ciente e comprometido com este comportamento.
O processo de buscar e encontrar candidatos, dentro de filtros acordados e estabelecidos, conhecido como Recrutamento, possui importância fundamental na qualidade de uma seleção.
Somente um Recrutamento ético e fidedigno garante que estejam sendo ouvidas as pessoas corretas, que representam o público alvo determinado, uma garantia de colher as melhores opiniões. Ou seja, o Recrutamento tem o poder de interferir no resultado de uma seleção.
O Método IDEIAS de Recrutamento é responsável não apenas pela qualidade dos participantes e das suas fichas, mas também pela qualidade de sua equipe de Recrutadores, seja ela com vínculo formal ou temporário.
2 - Público Alvo
Destina-se às Pessoas com Deficiência (PcDs) que desejam ingressar no mercado de trabalho pelo programa de empregabilidade do Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL, na modalidade de provimento por contrato de trabalho.
3 - Objetivos do Método IDEIAS de Recrutamento
Conscientizar eticamente e treinar a equipe interna e o recrutamento de base.
Manter postura correta e ética em todas as etapas de contato com o candidato: ao convidar, ao recepcionar, durante a seleção e depois de sua participação efetiva.
Manter total sigilo quanto ao produto e marca do cliente, com única exceção, os casos previamente acordados com o parceiro.
Respeitar e seguir o Código de Ética adotado pelo Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL.
Manter o sistema cíclico de qualidade ISO 26000.
4 - Descrição das Etapas
4.1 - APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DO MODELO DE RECRUTAMENTO
A partir de reuniões com a área de RH da empresa, apresentamos nosso modelo de recrutamento e seleção e os testes que aplicamos. Nesta fase, a área de RH da empresa poderá sugerir mudanças neste processo, incluindo ou retirando algumas etapas que julgue desnecessárias.
A partir do modelo aprovado e o perfil das vagas definidas, iniciamos a busca dos candidatos em nossa base de currículos.
O Modelo será aprovado mediante documento escrito devidamente assinado com contrafé.
Duração: Este processo demanda em média 30 dias, mas poderá variar dependendo do numero de vagas e do perfil desejado.
4.2 - AVALIAÇÃO PRÉVIA DE CURRÍCULOS
São encaminhados, pelo Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL , ao Gestor de RH do cliente “Curriculum Vitae” (sem dados pessoais) preenchido pelo candidato no sistema, para avaliação prévia.
O cliente declinará quais currículos atendem suas especificidades.
Em seguida é agendada entrevista do candidato no Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL.
Na entrevista são confrontados os dados curriculares com as declarações prestadas pelo candidato.
4.3 - CONFECÇÃO DO RELATÓRIO DA ANÁLISE DO CURRÍCULO E DA ENTREVISTA
Constam do Relatório da Análise do Currículo e da Entrevista:
4.3.1 - Diversidade de áreas de conhecimento e experiência profissionais úteis aos vários setores do cliente, mediante documento prévio com organograma funcional e de competência enviado pelo cliente ao Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL;
4.3.2 - Atividades exercidas anteriormente que estejam relacionadas com as atividades atualmente executadas pelo cliente.
Concluído o Relatório é encaminhado ao Gestor de RH do cliente para providências quanto a contratação.
4.4 - FASE DE EXPERIÊNCIA
Caso o cliente queira prosseguir a fase de experiência dos candidatos selecionados utilizando o Programa IDEIAS de Empregabilidade, encaminhará pedido por escrito.
Acusa-se o recebimento do pedido pelo cliente que consta no sistema “aguardando encaminhamento”. A partir da data protocolada em nosso sistema inicia a contagem do prazo para o candidato apresentar-se ao cliente em fase de experiência.
O candidato em fase de experiência assina o ponto no cliente durante cinco dias para atestar sua freqüência diária enquanto estiver sem local de trabalho definido.
Desde o primeiro dia o cliente obrigatoriamente encaminhará o candidato em turno ou matutino ou vespertino, em dias alternados, ao Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL, para submeter-se ao nosso Programa de Acompanhamento.
A seguir o cliente agendará entrevista para avaliação do candidato conjuntamente com o Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL.
Ao mesmo tempo o cliente terá dois (02) dias antes da entrevista para impressão dos dados do Histórico Funcional do candidato e o encaminhará ao Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL.
De posse do Histórico Funcional impresso, o Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL estudará e elaborará relatório da análise para subsidiar a entrevista.
O candidato comparecerá ao Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL para entrevista agendada onde serão confrontados os dados funcionais com as declarações prestadas por ele.
No Relatório de Análise do Histórico Funcional constam informações sobre:
4.4.1.1 - Identificação do servidor;
4.4.1.2 - Movimentação funcional;
4.4.1.3 - Licenças médicas;
4.4.1.4 - Frequência (faltas);
4.4.1.5 - Elogios e penalidades;
4.4.1.6 - Cursos ou treinamentos realizados.
Ao final da entrevista o candidato preencherá Questionário Investigatório, de caráter sigiloso, onde relatará sobre:
4.4.2.1 - Significado de trabalhar no parceiro;
4.4.2.2 - Expectativa profissional;
4.4.2.3 - Vida pessoal e relacionamentos interpessoais;
4.4.2.4 - Capacitação profissional;
4.4.2.5 - Grau de satisfação no trabalho anterior.
O Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL elaborará o Relatório da Entrevista constando observações do entrevistador sobre:
4.4.3.1 - Habilidades,
4.4.3.2 - Conhecimentos e
4.4.3.3 - Atitudes do sócio.
Deste levantamento são extraídas informações fundamentais para traçar o perfil funcional ideal do candidato.
O Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL elaborará o Perfil de Função onde constam dados sobre:
4.4.4.1 - As tarefas que aprecia e domina sua correta execução;
4.4.4.2 - Os cursos que melhor capacitam o sócio no seu desempenho funcional;
4.4.4.3 - Sugestão de local para função preferencial ou;
4.4.4.4 - Recomendação de outros locais para função;
Concluída a identificação e a classificação da função ideal para o candidato, o perfil e o relatório de análise da entrevista serão devidamente encaminhados ao Gestor de RH do cliente, que remeterá documento escrito ao Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL determinando qual a função, das opções sugeridas, a ser desempenhada pelo candidato.
Se não houver quaisquer indícios que sinalizem a melhor função para o candidato até o quinto dia útil do seu período de experiência, o perfil e o relatório de análise de entrevista serão encaminhados ao cliente para a destinação funcional definitiva.
Topo |