O Instituto de Educação, Inclusão e Ação Social do Brasil – IDEIAS do BRASIL lançou um programa de Saúde & Lazer embasado na Qualidade de vida laboral.
Para definirmos “qualidade de vida” tentaremos uma abordagem didática, dentro de uma linguagem compreensível a todos nossos leitores. Inicialmente os convidamos para uma reflexão:
“Acreditamos no talento, na satisfação e na participação dos nossos sócioes como uma importante ferramenta de elevação da qualidade de vida no trabalho”.
Defini-se Qualidade de Vida como todas as ações individuais ou coletivas dirigidas para a plena satisfação das próprias necessidades e a dos outros; supre quaisquer condições objetivas como saúde, trabalho, lazer, família ou mecanismos subjetivos como segurança, privacidade, reconhecimento, afetividade; abrange uma diversidade de fatores essenciais à conquista do bem-estar do ser humano em seu convívio social. É tão reveladora esta compreensão que a Organização Mundial de Saúde – OMS chegou a definir: saúde não significa ausência de doença . Entretanto, permanece intimamente vinculada à qualidade de vida, à busca incessante e diligente de novos instrumentos que promovam o bem-estar comum.
A partir daqui aprofundaremos um pouco mais nossa investigação sobre esse universo tão singular. O que realmente nos interessa absorver dele e o que podemos utilizar com prioridade e exclusividade no trabalho, das posturas estudadas e analisadas a respeito de “qualidade de vida”, estendendo-as para o Senado Federal e aplicando-as em nosso cotidiano.
Vamos acompanhar agora até onde os pesquisadores avançaram sobre o polêmico e complexo conceito de “qualidade de vida no trabalho – QVT”.
Podemos afirmar que os estudiosos progrediram muito nesse sentido. Hoje soma e agrega vários significados. Selecionamos os mais representativos para nossa compreensão.
A idéia pioneira de QVT começou com a perspectiva de humanização do trabalho e a sensibilização das instituições sobre sua responsabilidade social. Partindo da premissa que a difusão de cultura fomenta a consciência social, constituiu-se assim uma das bases mais sólidas do QVT. Dessa forma surge um marco importante associado a este despertar: a exploração do campo da motivação humana na procura da satisfação de suas necessidades.
Há quem equipare a qualidade de vida com a de trabalho, determinando que esta última não pode viver independente da primeira. E não deixa de estar certo. Sob este ângulo de visão QVT representa uma experiência de trabalho sem estresse, ricamente compensadora e bem sucedida. Alguns autores confirmam ainda ser a ausência de tais políticas a causa mais freqüente do declínio na produtividade, relação proporcional ao nível de insatisfação no trabalho.
A harmonia e a acessibilidade do ambiente de trabalho representam um diferencial, que contribui sobremaneira para atingir um resultado mais próspero. Ao concluirmos que QVT significa a combinação de diversos elementos que interferem direta ou indiretamente no desempenho do trabalho, percebemos sua capacidade ilimitada de promover no indivíduo diferentes estágios de satisfação e motivação, mas que sempre o conduzem à conscientização e à superação.
Palestras, treinamentos ou consultoria FALE CONOSCO.
Topo |